site

As melhores ofertas em imóveis estão aqui:
www.neroconsultoria.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Corretor de Imóveis: profissão desvirtuada

Hoje, ao sair de casa para vir trabalhar, vi uma cena que me corta o coração.
Duas mulheres, bem vestidas debaixo de um sol já escaldante, entregando folhetos de um empreendimento imobiliário de casa em casa.
Não pude me conter e pedi a elas um dos folhetos e fiz uma pergunta cuja resposta eu já podia supor: "Procuro quem no local?"
Elas me apontaram as etiquetas que estavam coladas no folheto e disseram: "Nós mesmas!"
Me identifiquei, me despedi e prossegui o meu caminho. Não pude deixar de pensar na cena durante todo o trajeto.
Corretoras de imóveis, devidamente inscritas no Creci (não, não eram estagiárias) distribuindo panfletos na rua!
Não posso negar que, em início de carreira, também dei minhas panfletadas (rsrs) mas, hoje, com a bagagem que tenho, lamento tanto quando vejo corretores fazendo este tipo de trabalho... Não que seja algo degradante ou humilhante, até porque penso que todo trabalho honesto é digno de extremo respeito.
Lamento, outrossim, por ver que as grandes imobiliárias e construtoras do mercado repassam ao Corretor de Imóveis uma obrigação que é somente sua! Ou seja, não é o corretor quem tem que levar clientes aos plantões, são as empresas! Existe (ou deveria existir) uma previsão orçamentária para o dispêndio desta verba tão importante para a venda.
O corretor, por sua vez, deveria ater-se pura e simplesmente em atender o cliente que a imobiliária ou a construtora deveria trazer ao stand de vendas!
Fiquei imaginando que as corretoras, muito bem vestidas, repito, ao término do trabalho de panfletagem por certo se dirigiriam ao stand de vendas para esperar pelo eventual retorno de seu trabalho na rua. Está tudo errado!
Sei que hoje em dia, da forma como a coisa toda funciona, é verdadeira utopia querer que as empresas se responsabilizem sozinhas a trazer os clientes para que os corretores atendam. Mas seria pedir demais um pouco mais de respeito com essa classe tão sofrida, que se alimenta de esperança?
A culpa, por outro lado, não é só das grandes imobiliárias e construtoras. É também nossa! Parte da culpa de termos chegado nesta situação em que o corretor de imóveis é tão pouco respeitado pelas empresas e, consequentemente, pelos clientes, é nossa! Grande parte da culpa é dos próprios corretores, que se sujeitam a este tipo de postura.
Agora eu pergunto: Como ser respeitado como um corretor de imóveis competente e de sucesso, se foi você mesmo quem entregou o panfleto ao cliente na rua??? Como será que este cliente vai olhar pra você??? Provavelmente ele vai reconhecer em você uma pessoa extremamente lutadora, trabalhadora, que mete a mão na massa! Mas respeitar você como um profissional... duvido!

Quer uma dica para se dar bem no mercado imobiliário? Seja CORRETOR DE IMÓVEIS!!! E seja o melhor corretor da empresa que você escolher (você escolhe a empresa em que queira trabalhar, e não o contrário - escolha uma empresa que o respeite!).

Deixe de ser panfleteiro, deixe der ser operador de telemarketing ativo... ou desista do ramo de imóveis e arranje um emprego nessas áreas. Pelo menos o salário no fim do mês estará garantido.

Se você, corretor de imóveis, não se respeitar como profissional que é, ninguém mais vai.

Pense nisso e boas vendas!

Nero Aciole

5 comentários:

  1. Parabens pelos comentários, penso exatamente o mesmo que voce, no ramo desde 88 (credenciado desde então) fico muito triste quando vejo tal situação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a classe é desunida. Se não fosse cada um por si, a situação seria completamente diferente! Abs e obrigado por seu comentário.

      Excluir
  2. sou corretor a 32 anos. Fico abismado de ver corretor panfleteiro e corretor captador.A panfletagem inclusive, é proibido por lei ( cidade limpa) e também pelo creci. Alguns dias atrás estava eu, em plena av. paulista em frente do prédio gazeta quando dois corretores de terno e gravata,(14 h quarta f.um sol escaldante) me abordaram para distribuir folhetos. eu fique muito bravo com eles e dei a entender que era fiscal de alguma coisa.Foi muito engraçado e deprimente ver aqueles dois homens correndo, fugindo como coelhos assustados.eles descambaram em direção a joaquim e. lima e sumiram pois,eram relativamente jovens, com muito vigor físico.Isso mostrou que eles tem consiência do que estão fazendo o que fica muito pior. Com relação a capitação(sic), é um absurdo o que as imobiliárias fazem: outro dia, resolvi ligar para uma imob em moema e a pessoa que me atendeu, foi uma gerente que me disse:"eu éxijo trinta capitação no mêis prá todos os corretores que trabalham comigo e também cinco pracas".eu, candidamente perguntei:"e prantão a sra exige também ou não????"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação no Blog. Com o conteúdo do comentário, é uma pena não ter se identificado. Abraços

      Excluir
  3. Fiscais do CRECI/RS tem ameaçado com multa se as imobiliárias contratarem gente para distribuir panfletos que não sejam corretores cadastrados. Isso tem pertinência legal? Vasculhei a legislação e não encontrei nada. Mas ssabe como é, ficamos temerosos porque se eles quiserem sempre acham alguma coisa pra multar.

    ResponderExcluir