site

As melhores ofertas em imóveis estão aqui:
www.neroconsultoria.com.br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A diferença entre o Corretor de Imóveis e o Consultor Imobiliário

Apesar de sabermos que a nomenclatura correta da profissão é "Corretor de Imóveis" e não "Consultor Imobiliário", temos a opinião de que tratam-se de coisas similares, mas cada qual com as suas peculiaridades.

O mercado costuma denominar "Corretor" o profissional devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - CRECI.
Refere-se, de outro lado, a "Consultor" para denominar o profissional não escrito (pseudo-corretor / irregular).

A Lei que regulamenta a profissão (LEI Nº 6.530, DE 12 DE MAIO DE 1978), em seu Artigo 3º, apregoa que:

"Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária." (grifos nossos)

Entretanto, percebemos que na prática e no aspecto objetivo do exercício da profissão, os corretores de imóveis limitam-se a intermediar a compra, venda, permuta e locação de imóveis. A grande maioria se esquece do quesito "opinar quanto à comercialização imobiliária".
Aí é que este blog acredita que esteja a grande e importante diferença entre o "corretor de imóveis" e o "consultor imobiliário". É o chamado "pulo do gato" para quem quer se firmar na profissão. "Opinar quanto à comercialização imobiliária" nada mais é que atuar como Consultor Imobiliário!
É fácil ser corretor de imóveis. Basta fazer um curso à distância e inscrever-se no órgão competente (CRECI) para estar habilitado a intermediar negócios imobiliários.
A atuação do "consultor imobiliário", conforme nosso entendimento, todavia, vai muito além de "apenas" intermediar negócios imobiliários.
Abrange, ainda, a consultoria propriamente dita aos clientes, com a prestação de informações concernentes ao mercado imobiliário, inerentes aos anseios de cada um de seus clientes.
O Consultor Imobiliário, além de procurar intermediar a venda e compra de imóveis para seus clientes, que é o que realmente lhe sustenta, busca assessorá-lo de maneira muito mais abrangente, informando-o acerca, por exemplo, do bom ou mau momento do mercado para o negócio pretendido.
Para ser "Consultor Imobilário" se faz necessário estar antenado ao mercado e transmitir aos seus clientes as informações relevantes antes mesmo de serem solicitados, até porque a pró-atividade faz toda a diferença aos profissionais do mercado imobiliário.

Deste modo, acreditamos que, além de "corretores de imóveis" na acepção jurídica do termo, devemos ser CONSULTORES IMOBILIÁRIOS! A nossa experiência na área nos ensinou que cliente bem informado por seu consultor (ou corretor, como queiram) não faz negócio sem antes consultá-lo! Até por isso é de extrema importância falar sempre a verdade ao cliente, mesmo que, em função disto, se perca um negócio. O bom profissional da área pensa e planeja a médio e longo prazo. Não adianta ter pressa! As vezes, no afã de se realizar o negócio, o profissional "queima" o cliente, que nunca mais vai procurá-lo para novos negócios.

Pense nisto!

BOA SORTE E BOAS VENDAS!

NERO CONSULTORIA IMOBILIÁRIA LTDA
11 2628-4518
11 4323-4518
11 98495-1577
www.neroconsultoria.com.br
www.facebook.com/NeroConsultoriaOficial


QUER SE TORNAR CORRETOR DE IMÓVEIS? ENTRE EM CONTATO E DAREMOS TODO O SUPORTE NECESSÁRIO AO SEU INGRESSO.
VOCÊ JÁ É CORRETOR DE IMÓVEIS? ENTRE EM CONTATO E FAÇA PARTE DE UMA EQUIPE CAMPEÃ!
FALE COM NERO - (11) 98495-1577

73 comentários:

  1. Legal a explicação entre corretor e um consultor,agora já sabemos qual nos ajudara na compra de um imóveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto tudo é bla bla bala, o único profissional autorizado a fazer a intermediação na negociação de um imóvel é o corretor de imoveis credenciado no creci, na carteira do creci não diz consultor de imoveis e sim corretor de imoveis e para adquirir a carteira tem que fazer o curso técnico em transação imobiliária, o qual lhe deixa sim apto a intermediar uma negociação,pois o curso exige estagio, além de horas aulas e provas de avaliação de conhecimento, consultor e corretor tem muita difença sim até porque se você encontrar algum zangão com carteira de consultor de imoveis e denunciar ao creci o mesmo será preso, pois não existe a profissão consultor de imoveis com nº do creci e sim corretor de imoveis com nº do creci, o que lhe deixa apto a exercer a profissão legalmente isso significa que o único profissional confiável é o corretor de imoveis credenciado e não o zangão que se diz ser consultor de imoveis tire suas duvidas ligue para o creci de sua região e pergunte
      se ao menos um corretor pode por em seu cartão consultor imobiliário tal corretor levará uma multa e se não tiver creci será preso por exercicio ilegal da profissão. o consultor esta bem abaixo do corretor de imoves.

      Excluir
    2. Independente de se intitular corretor de imóveis ou consultor imobiliário, se não tiver inteligência para interpretar um texto simples como o desta postagem, não vai se dar bem nem como panfleteiro... Boa noite e obrigado por participar do BLOG DO NERO!

      Excluir
    3. Parabéns, achei excelente sua explicação. Ninguém será um bom corretor se não se preocupar em ser "consultor". Setembrino Machado - CRECI 6871/MT

      Excluir
    4. "Nero" é assim que você responde a uma critica sobre um post do seu blog?! Colocando em duvida a Inteligencia do usuário a cima (o Corretor), e ainda rebaixando a quase nada as pessoas que dependem da "panfletagem" para conseguir seu salario no final do mês.

      Realmente você é um amador!

      Excluir
    5. Prezado "Anônimo", boa tarde!
      Realmente sou um amador do mercado imobiliario.... Há 15 anos!
      Não "rebaixei" absolutamente ninguém. O que fiz foi separar o corretor de imóveis do panfleteiro, haja vista tratarem-se de duas profissões distintas.
      Quanto à sua afirmação de que questionei a inteligência do outro anônimo (ou o mesmo, sei lá), trata-se apenas da sua opinião, a qual, em absoluto, me diz respeito.
      Por último e não menos importante, gostaria que você soubesse que ACIMA se escreve junto, é uma palavra só! "A cima" como você escreveu não existe!!! Estude mais!
      Obrigado por participar do Blog do Nero!
      Abraço é boa sorte!

      Excluir
    6. CARA QUE TEXTO E DISCUSSÃO MAIS DESPROPOSITADOS, PARECEM CARECAS DISPUTANDO UM PENTE!

      Excluir
    7. Nero, gostei do seu tema nesse blog. Entretanto, gostaria de lhe falar sobre o assunto "acima e a cima". Ambas estão certas nas suas grafias. Todavia, a separação delas está no sentido lexical do contexto.
      Logo, o rapaz que lhe escreveu com a palavra "a cima" escreveu correto de acordo com a nossa língua brasileira ortográfica.
      Eu entendi o seu tema e com isso aprendi a distinguir o cargo corretor e do consultor de imóveis.
      Não tente responder com raiva a críticas e esquecer de ser você o educador de uma paz.

      Excluir
    8. Nero, gostei do seu tema nesse blog. Entretanto, gostaria de lhe falar sobre o assunto "acima e a cima". Ambas estão certas nas suas grafias. Todavia, a separação delas está no sentido lexical do contexto.
      Logo, o rapaz que lhe escreveu com a palavra "a cima" escreveu correto de acordo com a nossa língua brasileira ortográfica.
      Eu entendi o seu tema e com isso aprendi a distinguir o cargo corretor e do consultor de imóveis.
      Não tente responder com raiva a críticas e esquecer de ser você o educador de uma paz.

      Excluir
  2. Se apresentar como consultor é só uma forma de querer se diferenciar na apresentação, mais nada.
    Agora na lei os corretores brigaram para manter o direito de avaliar o imóvel, antes era "AVALIAR quanto à comercialização imobiliária". Logo os arquitetos e engenheiros não queriam que os corretores tivessem o direito de avaliar, então mudaram para opinar, depois de muita briga, e a lei entende que avaliar não é exclusividade de arquiteto e nem de engenheiro. Mas o termo avaliar rodou e ficou opinar.
    Aprendi isso no curso que fiz de avaliador para conseguir meu CNAI,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por se manter sempre atualizado! Opinar, de qualquer modo, é emitir opinião, o que, certamente, tem tudo a ver quanto a prestar consultoria aos clientes. Abraços é boa sorte!

      Excluir
    2. Gostei e respeitosamente admiro Rogerio Aciole, o famoso NERO.
      Ricardo também adquiriu muitos conhecimentos no curso de avaliação.
      E qdo vejo profissionais assim fico feliz em fazer parte de uma classe tão desunida.
      O Mercado necessita de profissionais sempre atualizados e vale à todas as profissões.
      EU AMO SER CORRETORA DE IMÓVEIS !
      DESEJO À TODOS VCS ¨SUCESS¨ EM SUAS VENDAS!
      FELIZ NATAL À TODOS!

      PARABÉNS!

      Excluir
  3. adorei a explicação,muito bem esclarecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado MARI é parabéns por entender o texto. Abraços e boa sorte!

      Excluir
  4. Sou corretor e nunca vi nenhum curso para consultor. As pessoas, em sua grande maioria, identificam os corretores como vendedores. As pessoas gostam de comprar mas não gostam que vendam nada para ela. Vendedor não é bem visto. Por este motivo, não só no mercado imobiliário como em vários outros mercados, vendedores são apresentados como consultores. Sendo atendido por um consultor, ao invés de um vendedor, o cliente sente maior confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não há nenhum curso para consultor. A escola é a experiência. Até por isso profissionais de diversas áreas, além da imobiliária, quando adquirem bastante bagagem tornam-se consultores. Obrigado por participar do BLOG DO NERO! Abraços e boa sorte!

      Excluir
  5. Por favor, na 3ª linha, leiam "nada para elas" ao invés de "nada para ela". Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Conheci uma mulher que se denomina CONSULTORA DE IMÓVEIS, e descobri posteriormente que alem de exercer ilegalmente a profissão por não possuir o CRECI = GO na época, ela usa nome falso, Ambas as situações é crime. A falsa identidade pode levar a pessoa à pr
    isão, inclusive. Não se trata de nome fantasia registrado e com CNPJ. ´E para não ser mesmo identificada. Alem disso, descobri que ela não tinha nenhum vinculo formal com nenhuma imobiliaria ou mesmo construtora. Ela faz as tais parcerias com corrretores de imóveis de imobiliarias para receber a comisão por apresentação de cliente. Pior é que ela tambem pratica estelionato, conforme o proprio CRECI me informou. Ela cobra de R$300,00 a 700,00 do cliente dizendo ser a taxa a ser paga para o correspondente bancário para fazer análise de crédito, cujo valor pago é a fundo perdido. O cliente nunca receberá esse valor de volta caso o seu credito não seja aprovado. Descobri que é VEDADO á qualquer correspondente bancário receber do cliente qualquer tipo de taxa em nome de qualquer banco, pois ele ja recebe do banco do qual é prestador de serviços. Muito menos deve-se pagar a qualquer corretor ou consultor imobiliario tal taxa para análise de credito. Pois isso configura ESTELIONATO. Infelizmente ela me estorquiu 300 reais. Então essa corretora vive desses golpes, que conseguindo ou não vender imóveis, ja cobra uma taxa e entrega ao cliente apenas uma simulação que ela consegue indo diretamente ao banco ela mesma. Isso não é análise de crédito. E simulação de compra de imóveis se consegue inclusive pela internet. E qualquer pessoa pode ir diretamente ao banco pra averiguar se a documentação está correta assim como pedir a simulação. Alem disso, essa mulher, não tendo escritório formal, se o cliente é homem e está só na busca por imóveis ela o convida para a sua casa e o assedia sexualmente e explicitamente com atitudes lascivas a fim de fidelizá-lo como cliente, fazendo da sua cama o seu escritorio pra fechamento de negócios. Esse é outro crime que essa senhora comete, o de prostituição. Essa tal consultora imobiliaria que atualmente ja possui creci regularizado pelo menos é o que parece anunciado, ainda continua usando o termo consultora de imóveis mantendo o seu nome de guerra, sua falsa identidade. Só descobri que usava nome falso porque em busca do seu creci, ela ja tinha varios processos no CRECI-GO por exercicio ilegal da profissão pelos quais o CRECI me informou seu verdadeiro nome e residencia: ela vive no Riacho Fundo-DF e vende imóveis no entorno (Valparaiso, Cidade Ocidental, Luziância e Aguas Lindas, Então só tenho a alertar, que devemos só buscar imóveis através de IMOBILIARIAS (pessoas juridicas) as quais possamos buscar informações de sua idoneidade no mercado, que tenha CNPJ, CRECI, endereço comercial e nome no mercado. Jamais recomendo que confie em tais consultoras INDEPENDENTES (pessoa fisica ), que nem escritorio tem e nem motorizada é. Anda de ônibus e metro e marca o primeiro encontro com o cliente em ponto de onibus ou estação de metro. Cuidado com o golpe, principalmente de estelionato. Alem disso, apesar de ter o curso obrigatorio para obter o CRECI, atuou por anos ilegalmente antes do curso e após o curso. O que me espanta é o CREC I-GO ter regularizado seu CRECI mesmo com tantos processos abertos contra ela sem nenhuma restrição, proporcionando à ela que continue usando o nome falso juntamente com o nome verdadeiro parcial e permitindo que continue praticando estelionato. ESSE TIPO DE GENTE SÓ DENIGRE A IMAGEM DE PROFISSIONAIS SÉRIOS E HONESTOS. Pior são os corretores que se arriscam fazendo parcerias com essa senhora. Pois tambem podem ser processados por infringir a lEI, a regulamentação CONFECI-CRECI e o Código de Ética da profissão de CORRETOR DE IMÓVEIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, bandido tem em qualquer ramo profissional. Obrigado por participar do Blog do Nero! Abraço.

      Excluir
  7. Consultor , corretor tanto faz. As vendedoras da Avon , Jequiti , ... também se denominam consultoras. O efeito psicológico é intrínseco, apenas, ao vendedor ou corretor (acham o termo mais glamouroso ). Observei que o Nero fala apenas em consultoria ao comprador, pois realmente precisam de informações , pois os preços dos imóveis estão acima do que realmente valem. Creio que está na hora de fazer consultoria aos donos de imóveis que queiram vendê-los, pois estão pedindo o dobro que o seu imóvel , realmente, vale. Inflando o mercado imobiliário.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de assistir um corretor convencer o comprador que não vale a pena adquirir este ou aquele imóvel desejado, porque o preço está acima do mercado naquela área, e que seria melhor aguardar alguns meses para o vendedor abaixar o preço. Utopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza qualquer corretor consegue esta artimanha sem muito esforço meu caro colega Anônimo,

      Excluir
  9. O termo correto sempre será corretor. Sua análise e pontual, ou seja, analisa uma compra e venda certa e determinada ou no máximo local . Consultor seria algo mais interdisciplinar e indeterminado. Exige conhecimento de economia, finanças, aplicações financeira, comportamento e tendências imobiliária. Hoje, comprar imóveis como INVESTIMENTO é jogar dinheiro pelo ralo.

    ResponderExcluir
  10. Aqui no Rio de Janeiro. já tem manicure se intitulando DESIGNER DE UNHAS, uma vez que desenham, decoram e indicam as melhores cores de esmaltes. Tudo isso , seguindo a nova moda de usar nomenclaturas glamourosas para suas profissões.

    ResponderExcluir
  11. Acredito fielmente que o "corretor de imóveis" que queira manter no mercado terá que ser um "consultor" uma vez que hoje a facilidade de comunicação não se consegue o mesmo efeito de driblar informações que conseguia a 20 anos passados. O Consultor do Mercado Imobiliário não precisa de ter CRECI desde que cobre pela consultoria e não pela intermediação imobiliária. Nos cursos de Gestão Imobiliária Tecnólogos se aprende mias consultoria que a própria comercialização . Já tiver por diversas vezes idas ao CRECI por denuncias de exercício ilegal da profissão e nos quais por todas as vezes provei não estar exercendo nenhuma atividade ilegal até porque fomento negócios para os "corretores" e não particípio de intermediações. Os sites de negociação direta proprietário comprador já mostra a nova realidade do mercado. Ou os profissionais e empresas se reinventam ou estão fadadas as extinção.

    ResponderExcluir
  12. TREMENDA PALHAÇADA É ESSE NEGOCIO DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO QUE NADA MAIS É DO QUE UM PICARETA DISFARÇADO DE CORRETOR DE IMÓVEIS.
    ESSA PROFISSÃO COM ESSE NOME NÃO É REGULAMENTADA E NEM NUNCA FOI. O CRECI NÃO ACEITA QUE UM CORRETOR DE IMÓVEIS SEJA DENOMINADO SIMPLESMENTE COMO CONSULTOR, MAS TEM QUE CARREGAR O TÍTULO LEGÍTIMO DE CORRETOR DE IMÓVEIS COMO MANDA A LEI.
    E AINDA TEM GENTE COMO ESSE "BROGUERO" QUE SE INTITULA CONSULTOR DE NADA E SAI APOIANDO ESSE TIPO DE CORRUPÇÃO NO PAÍS.
    VAI ATÉ O CRECI E PEDE A CREDENCIAL DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO E VERÁS QUAL SERÁ SUA RESPOSTA...GENTE QUE NÃO PODE EXERCER A PROFISSÃO TA EXERCENDO...
    SE FOR ASSIM VOU ME TRANSFORMAR EM CONSULTOR DE SAÚDE E TRABALHAR COMO MÉDICO, SÓ PORQUE AS GRANDES UNIVERSIDADES TEM DISPONIBILIZADO SEUS CONTEÚDOS ACADÊMICOS NA INTERNET E EU CURIOSO TENHO LIDO TODOS!!
    OU ENTÃO VOU TRABALHAR COMO CONSULTOR DE NUTRIÇÃO, CONSULTOR DE LEIS, CONSULTOR DE TELECOMUNICAÇÕES E POR AI A FORA.
    ME DESCULPE MAS SEU ARGUMENTO NÃO TEM EMBASAMENTO NENHUM NA LEI BRASILEIRA POIS SIMPLESMENTE NÃO EXISTE REGULAMENTAÇÃO PARA ISSO E NEM LEI ESPECIFICA PARA ESTE TIPO DE TÍTULO PROFISSIONAL.
    O NOME DISTO É PICARETAGEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já disse a um outro anônimo qualquer aqui:
      SE NÃO TEM INTELIGÊNCIA PARA ENTENDER UM TEXTO SIMPLES COMO O DESTA POSTAGEM, NÃO É DIGNO DE SER CHAMADO CONSULTOR E, MUITO MENOS CORRETOR!
      Primeiro de tudo, Sr. Anônimo, apresente-se! Muito fácil escrever um monte de baboseiras atrás do véu da anonímia.
      Aliás, não perde seu tempo não, colega (???)... não precisa acompanhar o meu blog se não quiser. Aproveite seu tempo para ler coisas que digam respeito à boa educação, por exemplo. Para o sr será muito mais útil.
      Abraços

      Excluir
    2. Tenho uma entrevista marcada estou ansiosa mais parece uma profisão tão dificil

      Excluir
    3. MEU DEUS!
      INTELIGÊNCIA! VOCÊ DISSE TUDO, POIS É O QUE ESTÁ FALTANDO PARA SE INTERPRETAR O QUE FOI EXPOSTO.
      EU, COMO CORRETORA DE IMOVEIS, SINTO QUE ATUO TB COMO CONSULTORA, POIS BUSCO O MOMENTO, FOCO NO MEU CLIENTE, POIS TENHO UM PROPÓSITO: VER O QUE HÁ DE MELHOR NO MERCADO PARA OFERECER AO MEU CLIENTE PQ SOMOS NÓS, OS PROFISSIONAIS QUE REALIZAMOS OS SONHOS DE NOSSO CLIENTE.
      E PARA CATIVAR O CLIENTE TEMOS Q VESTIR A CAMISA DELE E SAIR EM CAMPO PARA TORNAR ESSE SONHO POSSIVEL. E, SE FICARMOS SÓ ABRINDO E FECHANDO PORTAS , SEM INTELIGÊNCIA, TODAS ELAS SE FECHARÃO, ISTO PQ O CORRETOR PRECISA MUDAR, TRANSFORMAR, SE ATUALIZAR E ESTUDAR MUIIITO PARA VESTIR A CAMISA DAQUELE CLIENTE CHEIO DE SONHOS.
      NÓS DEVERÍAMOS PARAR PARA PENSAR O QUÃO É TÃO IMPORTANTE O NOSSO TRABALHO, POIS, O CLIENTE ADQUIRE CONFIANÇA DIANTE DE NOSSO TRABALHO E MUITAS DAS VEZES NÃO SABEMOS OUVIR E FALAR NA HORA CERTA. TEMOS QUE APRENDER E RESPEITAR .
      EU CITO AQUI O MEU LIVRO GROSSO QUE ADMIRO :MANUAL JURÍDICO DO CORRETOR DE IMÓVEIS, E ACHO QUE TODOS OS INICIANTES DEVERIAM LÊ-LO.
      EU ADOREI O BLOG E TB ADMIRO NOVIDADES NO MERCADO IMOBILIARIO.
      EU SOU MUITO FELIZ POR SER CORRETORA, POIS ATRAVES DA PROFISSÃO DURANTE 20 ANOS, CONSEGUI ADQUIRIR UM VASTO RELACIONAMENTO RECEPCIONANDO CLIENTES , ORIENTANDO, VENDENDO IMOVEIS ALTO PADRÃO NO RJ.
      SOU DO ES, RESIDINDO NA CAPITAL DO RJ, DESDE CRIANÇA NUMA SITUAÇAO PRECÁRIA, CRESCENDO COM SONHOS A REALIZAR, ESTUDANDO MUITO PARA CONCURSO
      PARA PROFESSOR DE ENSINO ESPECIAL E APÓS À APOSENTADORIA FORMEI-ME COM GLAMOUR COMO CORRETORA DE IMÓVEIS E DAÍ ABRACEI A PROFISSÃO QUE MUDARIA A MINHA VIDA E ATÉ HOJE LEVO TUDO À SERIO, ISTO PQ VENDER, CATIVAR UM CLIENTE É MUITO SERIO, POIS MASSAGEIA DEMAIS O MEU EGO PQ SINTO CHEIRO DE SUCESSO.


      Excluir
  13. TREMENDA PALHAÇADA É ESSE NEGOCIO DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO QUE NADA MAIS É DO QUE UM PICARETA DISFARÇADO DE CORRETOR DE IMÓVEIS.
    ESSA PROFISSÃO COM ESSE NOME NÃO É REGULAMENTADA E NEM NUNCA FOI. O CRECI NÃO ACEITA QUE UM CORRETOR DE IMÓVEIS SEJA DENOMINADO SIMPLESMENTE COMO CONSULTOR, MAS TEM QUE CARREGAR O TÍTULO LEGÍTIMO DE CORRETOR DE IMÓVEIS COMO MANDA A LEI.
    E AINDA TEM GENTE COMO ESSE "BROGUERO" QUE SE INTITULA CONSULTOR DE NADA E SAI APOIANDO ESSE TIPO DE CORRUPÇÃO NO PAÍS.
    VAI ATÉ O CRECI E PEDE A CREDENCIAL DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO E VERÁS QUAL SERÁ SUA RESPOSTA...GENTE QUE NÃO PODE EXERCER A PROFISSÃO TA EXERCENDO...
    SE FOR ASSIM VOU ME TRANSFORMAR EM CONSULTOR DE SAÚDE E TRABALHAR COMO MÉDICO, SÓ PORQUE AS GRANDES UNIVERSIDADES TEM DISPONIBILIZADO SEUS CONTEÚDOS ACADÊMICOS NA INTERNET E EU CURIOSO TENHO LIDO TODOS!!
    OU ENTÃO VOU TRABALHAR COMO CONSULTOR DE NUTRIÇÃO, CONSULTOR DE LEIS, CONSULTOR DE TELECOMUNICAÇÕES E POR AI A FORA.
    ME DESCULPE MAS SEU ARGUMENTO NÃO TEM EMBASAMENTO NENHUM NA LEI BRASILEIRA POIS SIMPLESMENTE NÃO EXISTE REGULAMENTAÇÃO PARA ISSO E NEM LEI ESPECIFICA PARA ESTE TIPO DE TÍTULO PROFISSIONAL.
    O NOME DISTO É PICARETAGEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já disse a um outro anônimo qualquer aqui:
      SE NÃO TEM INTELIGÊNCIA PARA ENTENDER UM TEXTO SIMPLES COMO O DESTA POSTAGEM, NÃO É DIGNO DE SER CHAMADO CONSULTOR E, MUITO MENOS CORRETOR!
      Primeiro de tudo, Sr. Anônimo, apresente-se! Muito fácil escrever um monte de baboseiras atrás do véu da anonímia.
      Aliás, não perde seu tempo não, colega (???)... não precisa acompanhar o meu blog se não quiser. Aproveite seu tempo para ler coisas que digam respeito à boa educação, por exemplo. Para o sr será muito mais útil.
      Abraços

      Excluir
  14. Anonimo, se diz que lê tanto então leia mais, você tem erros gramaticais. "BROGUERO"? Seu computador não tem correção automática?? Leia atentamente este post:
    "O mercado costuma denominar "Corretor" o profissional devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - CRECI.
    Refere-se, de outro lado, a "Consultor" para denominar o profissional não escrito (pseudo-corretor / irregular)."
    Em nenhum momento aqui diz que se está exercendo a função de consultor. E sim está apenas esclarecendo a diferença entre consultor e corretor.
    Ficarem discutindo por bobagens não vai levar a nada. Só vai empobrecer este blog.
    Anonimo continue lendo seus livros e pare de criticar idéias construtivas.
    Teu pensamento é mesquinha e nem merecia ter sua opinião aqui.

    ResponderExcluir
  15. Anonimo, se diz que lê tanto então leia mais, você tem erros gramaticais. "BROGUERO"? Seu computador não tem correção automática?? Leia atentamente este post:
    "O mercado costuma denominar "Corretor" o profissional devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - CRECI.
    Refere-se, de outro lado, a "Consultor" para denominar o profissional não escrito (pseudo-corretor / irregular)."
    Em nenhum momento aqui diz que se está exercendo a função de consultor. E sim está apenas esclarecendo a diferença entre consultor e corretor.
    Ficarem discutindo por bobagens não vai levar a nada. Só vai empobrecer este blog.
    Anonimo continue lendo seus livros e pare de criticar idéias construtivas.
    Teu pensamento é mesquinha e nem merecia ter sua opinião aqui.

    ResponderExcluir
  16. ESSE NERO ESCREVE UM TEXTO "AOS CARAI", RECEBE CRÍTICA E DÁ PAULADA POR TER UM EGO OBESO! CARA, DÓI DER ASSIM?

    ResponderExcluir
  17. Cara eu sou auxiliar de escritório de uma imobiliária, e sou consultor, se o cliente tem interesse em saber sobre o imóvel, irei passar toda a descrição do imóvel para ele, pois meu chefe corretor me contratou justamente ara isso, no caso não estou sendo vendedor, estou apenas informando o cliente o que ele deva fazer e isso já uma grande participação para uma porcentagem de comissão do corretor, eu não vendi mas posso conseguir clientes, sendo assim encaminho o cliente para o Corretor, assim ele sendo de seu Cargo Corretor e absolutamente capaz de elaborar o contrato de venda e fechar com cliente!
    E meu papel foi muito bem feito, sendo apenas consultor e trabalhando com imóveis, pois se eu quiser um dia chegar ao nível hierárquico do Cargo Corretor" eu vou e faço o curso, assim podendo trabalhar com fechamentos de vendas e contratos!
    Concordo Completamente com Rogério!
    Parabéns pela explicação.

    ResponderExcluir
  18. O Sr.Nero escreveu um texto tão claro de se entender e certas pessoas não conseguem interpretar. Acho que o Creci deveria selecionar melhor quem quisesse ser corretor de imóveis.

    ResponderExcluir
  19. Senhor Nero, adorei o artigo, n mudando radicalmente o assunto, quero que o senhor me esclareça qual deve ser o percentual aplicado na seguinte corretagem:
    1- Um corretor procurou-me dizendo que havia um grupo interessado na minha empresa, apresentou-me um comprador que após meses de negociação vendi a empresa por um valor X e aluguei os meus imóveis onde funcionava a empresa , para os compradores por um valor Y por 10 anos.
    2- Paguei 5% sobre a venda e agora o corretor quer receber 5% dos alugueis durante os 10 anos.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  20. Gostaria em primeiro parabenizar o colega por sua iniciativa em tentar esclarecer a diferença entre Corretor de Imóveis e Consultor de imóveis ou Consultor Imobiliário. De outro sim, aproveito para repassar mais algumas informações. A palavra "corretor" dentre outros significados, para nossa área tem por interpretação "Agente de negócios" que tem por objetivo nada a mais que aproximar as partes interessada em uma transação, daí vem corretor de imóveis, corretor da bolsa, corretor de câmbios, etc. No caso do corretor de imóveis a transação é a concretização de uma venda imobiliária onde aproximamos o comprador e o vendedor. Erroneamente chama-se consultor imobiliário aquele que não possui o CRECI, o que na verdade o Consultor é muito mais que isso, ele não só tem que ter o CRECI como precisa ter um amplo conhecimento do mercado, ele não mais atua somente como um agente de negócios, mas está antenado ao mercado como um todo, sabendo orientar o cliente quando é a hora certa de vender, de comprar, de colocar seu imóvel para locação, como andam as taxas de juros para um financiamento, por qual sistema é melhor financiar, qual banco tem melhores planos, o quanto está valendo o metro quadrado do imóvel do seu cliente, e para isso o CRECI também prevê em sua tabela de remuneração valores de cobrança, ou seja, você pode e deve cobrar por uma consultoria, uma avaliação, uma administração de imóveis, condomínios etc. Então, o consultor é um corretor com vasta experiência de mercado, capacitado não apenas para vender, mas para orientar seus clientes.

    Mário Antônio de Andrade Pagnozzi
    CRECI-SP 158.652-F
    www.imoveispagnozzi.com.br

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo esclarecimento quanto a utilização dos termos Consultor ou Corretor. é pertinente inclusive para qualquer outra profissão, como exemplo a Secretária Executiva e Assistente Administrativa. a primeira vista não parecem ser distintas mas há sim grandes diferenças de atuação e de COMPROMETIMENTO com o trabalho a que se destinam. Corretor ao meu ver se tornou com o passar dos anos um termo pejorativo, pois não era preocupado antes da globalização com o pós venda ao contrario do termo totalmente novo o de Consultor que se preocupa com o pós venda. Realmente interessante. parabéns.

    ResponderExcluir
  22. By de way sou Secretária Executiva Trilingue com mais de quinze anos de experiencia e tenho ajudado meu esposo a se firmar no ramo imobiliario e eu mesma antes de ler este artigo sugeri o termo "consultor" a ele logo apos ele ter recebido o seu creci. pois entendo que a dedicação de anos como vendedor lhe deram uma visão muito ampla do que é vender e do que é fidelizar clientes por isso acredito firmemente no termo Consultor ou Agente ou qualquer outro que esteja relacionado a amplitude de atuaçao. desculpem as demais opiniões, todos temos o livre arbitrio de escolha, mas devemos principalmente respeito aos que tem a grande intenção de esclarecimentos como o dono deste blog.

    ResponderExcluir
  23. By de way sou Secretária Executiva Trilingue com mais de quinze anos de experiencia e tenho ajudado meu esposo a se firmar no ramo imobiliario e eu mesma antes de ler este artigo sugeri o termo "consultor" a ele logo apos ele ter recebido o seu creci. pois entendo que a dedicação de anos como vendedor lhe deram uma visão muito ampla do que é vender e do que é fidelizar clientes por isso acredito firmemente no termo Consultor ou Agente ou qualquer outro que esteja relacionado a amplitude de atuaçao. desculpem as demais opiniões, todos temos o livre arbitrio de escolha, mas devemos principalmente respeito aos que tem a grande intenção de esclarecimentos como o dono deste blog.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo esclarecimento quanto a utilização dos termos Consultor ou Corretor. é pertinente inclusive para qualquer outra profissão, como exemplo a Secretária Executiva e Assistente Administrativa. a primeira vista não parecem ser distintas mas há sim grandes diferenças de atuação e de COMPROMETIMENTO com o trabalho a que se destinam. Corretor ao meu ver se tornou com o passar dos anos um termo pejorativo, pois não era preocupado antes da globalização com o pós venda ao contrario do termo totalmente novo o de Consultor que se preocupa com o pós venda. Realmente interessante. parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Na verdade, existe a profissão de consultor imobiliário, sim. Mas não tem nada a ver e muito menos compete com o corretor de imóveis.
    Trata-se de um trabalho feito internamente na parte administrativa da imobiliária, aonde este consultor presta serviços de análise economico-mercadológica do setor para traçar estratégias de planejamento baseadas nos cenários futuros.
    Acontece, que alguns corretores utilizam essa nomenclatura pela sonoridade (phyno) e outras pessoas, de maneira irregular, pra não usar o nome corretor, por não possuir CRECI.

    ResponderExcluir
  26. a questão é simples. Muitos usam o termo CONSULTOR IMOBILIÁRIO para exercer a função DE CORRETOR DE IMÓVEIS, a fim de se safar da obrigatoriedade de adquirir o CRECI. Isso é lastimável.

    ResponderExcluir
  27. realmente o único sensato aqui além de mim é o mário antonio de andrade pagnose

    ResponderExcluir
  28. Caro Nero, para ser um bom profissional em qualquer área, tem que ter controle emocional para continuar a dialogar com inteligência. Você é um profissional experiente, porém ainda não adquiriu o controle emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar.
      A vida me ensinou que na maioria das vezes o diálogo é mais proveitoso quando falamos a língua do interlocutor, de modo que não dá pra dialogar com inteligência com quem, definitiva e obviamente, não a possui. E o Direito me ensinou que devemos tratar de maneira desigual os desiguais para que a igualdade seja alcancada.
      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado por participar.
      A vida me ensinou que na maioria das vezes o diálogo é mais proveitoso quando falamos a língua do interlocutor, de modo que não dá pra dialogar com inteligência com quem, definitiva e obviamente, não a possui. E o Direito me ensinou que devemos tratar de maneira desigual os desiguais para que a igualdade seja alcancada.
      Abraços.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Obrigado por participar.
      A vida me ensinou que na maioria das vezes o diálogo é mais proveitoso quando falamos a língua do interlocutor,de modo que não dá pra dialocar com inteligência com quem, definitiva e obviamente, não a possui. E o Direito me ensinou que devemos tratar de maneira desigual os desiguais para que a igualdade seja alcancada.
      Abraços.

      Excluir
    5. Obrigado por participar.
      A vida me ensinou que na maioria das vezes o diálogo é mais proveitoso quando falamos a língua do interlocutor,de modo que não dá pra dialocar com inteligência com quem, definitiva e obviamente, não a possui. E o Direito me ensinou que devemos tratar de maneira desigual os desiguais para que a igualdade seja alcancada.
      Abraços.

      Excluir
    6. Obrigado por participar.
      A vida me ensinou que na maioria das vezes o diálogo é mais proveitoso quando falamos a língua do interlocutor,de modo que não dá pra dialocar com inteligência com quem, definitiva e obviamente, não a possui. E o Direito me ensinou que devemos tratar de maneira desigual os desiguais para que a igualdade seja alcancada.
      Abraços.

      Excluir
  29. Muito bacana o texto, e com certeza e isso mesmo faz todo sentido.

    ResponderExcluir
  30. Bom. eu fiZ uma denuncia ao creci. pois a pessoa usa o nome Consultora de imóveis. .....ela faz a venda.....e tem anúncios na Internet.....mas só que não tem o creci.

    ResponderExcluir
  31. Prezado Nero ! Obrigado pelas suas informações. Agora queria fazer -lhe uma pergunta, posso ter um contato de gratificação na intermediação de um imóvel como Consultor ?
    No aguardo. desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Apenas corretores de imóveis devidamente inscritos no CRECI podem intermediar a compra e venda imobiliária, boa termos de Lei Federal.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela informação, tenha uma boa tarde.

      Excluir
  32. BOA TARDE, SOU CORRETOR DE IMÓVEIS E TENHO CRECI-SP A MUITOS ANOS, E MENCIONO NO MEU CARTÃO DE VISITAS CONSULTOR DE NEGÓCIOS POIS CREIO FAÇO MUITO MAIS DO QUE SIMPLESMENTE MOSTRAR E VENDER IMOVEIS. ESSA BRIGA DE QUE CONSULTORES NÃO TEM CRECI PORQUE NÃO QUEREM PAGAR OS GASTAR DINHEIRO NÃO PROCEDE, POIS O CUSTO PARA TIRA LO E MESMO MANTE LO MENSALMENTE É BARATO, CHORO DE ALGUNS CORRETORES QUE MESMO CREDENCIADOS, NÃO ESTÃO SE DANDO BEM NO MERCADO, QUE CREIO EU TER ESPAÇO PARA TODOS, OBRIGADO, MARCO R. BRITO.

    ResponderExcluir
  33. Olá srº Rogerio Aciole(Nero) e bom dia a todos.
    Primeiramente, gostaria de elogiar o Srº Mário Antônio de Andrade Pagnozzi pelo seu comentário e para Srº Nero que nos abriu a oportunidade de discutir um assunto de grande importância no mercado.
    Segundo, é um feedback ao srº Nero: Dê a oportunidade democrática de outras pessoas discordarem de você. Quando alguém fizer um critica, procure ser cordial e prove o contrario com provas, textos, matérias jornalisticas...
    Não acredito que devemos tratar de maneira desigual os desiguais para que a igualdade seja alcançada. Se o seu interlocutor pensar desta mesma forma, haverá uma guerra mundial só porque alguém tratou você desigualmente (será um sendo desigual ao outro).
    Terceiro sobre o tema: Acredito que o mundo esta mudando, então temos que nos adaptar a esta mudança. É sabido que hoje as pessoas tem muito mais informação do que outrora devido ao fluxo de como ela é recebida e enviada. Infelizmente, o curso de TTI (tecnico de transações imobiliárias) não dispõe de informações que somente quem pesquisa e estuda o mercado conhece, por exemplo, payback, alguém aqui já ouviu dizer sobre essa palavra (sei que alguns sabem) mas o que quero dizer é que o payback além de ser uma ferramenta de analise, é uma ferramenta extracurricular.
    Acredito na categorização da profissão.
    Muitas pessoas são controladoras e minimalistas e exigem que um profissional emita um relatório completo de um imóvel e sua região, mas este relatório tem que estar recheado de números, analises, textos, gráficos, isto apenas porque a vida dela é assim. Ela quer ter o controle na mão.
    Tem outras pessoas que não se importam com isso, ele só quer ter um imóvel, ponto! Pra essas pessoas, não importa quanto o imóvel vai valorizar, o quanto já valorizou e se aquele local tem alto índice de criminalidade ou não. Ele quer apenas morar na casa própria.

    Daniel Rodrigues
    CRECI 145451
    danielrodrigues@creci.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, o número do meu CRECI é 147451. Digitei errado.

      Excluir
  34. Boa tarde a todos!

    Durante aproximadamente 02 anos estive consultando vários corretores de imóveis de empresas renomadas no mercado, visitei vários empreendimentos prontos e em construção e posso afirmar que existe uma grande parcela de corretores que embora tenham o CRECI, estão totalmente despreparados para atender clientes em geral. Não são capazes de esclarecer dúvidas sobre o imóvel ou empreendimento, não estão familiarizados com a região do empreendimento e não tem nenhum poder de negociação. Basicamente estão no Stand para apresentar a planta, mostrar o decorado e apresentar um valor inicial do imóvel, normalmente com valores absurdos.

    Claro!!! Muitas vezes essa "ignorância comercial" não é culpa do corretor, até porque a incorporadora impõe essa forma de trabalho.

    Motivados por essa "ignorância comercial" por parte dos profissionais registrados no CRECI e das incorporadoras, aparece então, o CONSULTOR DE IMÓVEIS que muitas vezes não tem o registro do órgão competente, mas orienta e dá todas as dicas que o futuro comprador deseja, com relação as pegadinhas do contrato, e não vem me dizer que o contrato é padrão, porque não é!!, dicas sobre a infraestrutura e deficiências das plantas (como por exemplo: banheiros sem ventilação natural, que é comum em muitas plantas, e outras mil dicas mais.

    A "ignorância comercial" é tão grande que por mais de uma vez fui questionado por corretores se eu já tinha trabalhado com imóveis e pasmem, um diretor comercial o qual negociei a compra do meu apartamento a poucos meses afirmou que eu seria um ótimo corretor se assim eu desejasse.

    Então, fica a dica para aqueles que dizem que o corretor de imóveis é registrado, fez 1000 cursos e participou de vários treinamentos. Estudem mais e principalmente sejam mais humildes...ninguém sabe tudo e todos podemos melhorar sempre no que fazemos.

    Por fim, se as construtoras e as incorporadoras não fossem tão gananciosas, talvez o Corretor de Imóveis pudesse fazer realmente o que lhe compete e não seguir um modelo comercial capitalista que só engana e prejudica o consumidor, com o único objetivo de vender a todo custo.

    Talvez nem existisse mais o Consultor de Imóveis, as Construtoras teriam que entregar obras com mais qualidade e as Incorporadoras nem teriam surgido no mercado, pois têm o único objetivo de bolar estratégias comerciais mirabolantes para impressionar e convencer o consumidor à compra do imóvel, além de limitar a atuação dos corretores.

    ResponderExcluir
  35. Caro colega, isso é uma infeliz verdade, e essa ignorância comercial esta quase virando uma cultura. O corretor não se valoriza e aceita as imposições dadas pela maioria das imobiliárias e construtoras. Temos uma profissão maravilhosa, honrosa e de grande importância para a economia e para o usuário, temos também uma boa comissão, daquelas que vale apena atravessar montanhas a pé só para satisfazer o cliente. O corretor tem que se especializar, não estou dizendo que é uma obrigação, mas no minimo, tem que conhecer a região e o próprio imóvel que esta vendendo e saber entender e responder as necessidades primárias dos clientes.
    Quero agradecer você por ter feito essa pesquisa e relatar suas observações aqui, acredito que sua opinião agregara valor a muitos corretores que leem este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta inventar 'adjetivos', tentar justificar o 'trabalho' e o 'conhecimento'.

      O corretor de imóveis é um atravessador e ponto final.

      É totalmente desnecessário e a tecnologia muito em breve vai aniquilar essa 'profissão' ou raça, como muitos dizem.

      A única forma justa e correta da permanência dessa 'profissão', seria o corretor cobrar um valor fixo por sua consultoria, ai sim, quem quiser o contrata e com valor fechado pré definido e tá tudo certo.

      Essa de usurpar 6% do trabalho alheio que está representado no imóvel, já era. Ninguém é otário. Quem quer vender vai vender pra quem quer comprar e ponto final. Sem atravessadores 'obrigatórios'. Pode ficar magoadinho pq eu falei a verdade.

      Excluir
    2. kkkkkkkkk “Magoadinho” foi ótimo.
      Caro colega, você não sabe da missa a metade. Não sei se você foi um corretor frustrado ou um cliente que foi enganado por um “pseudo” corretor, ou um cliente que teve sua casa avaliada por um corretor e o mesmo avaliou a casa abaixo do que esperava, mas que seja, gostaria de lhe ajudar, se assim desejar, lógico.
      Quero lhe fazer uma pergunta: Você sabe o que é ser corretor, ou melhor, você já comprou imóvel? Se sim, você sabe que esta é uma compra que não é como qualquer outra, pois você está dispondo de um dinheiro que as vezes você passou a vida inteira economizando, ou em outros casos, você passará 360 meses pagando, ou seja, 30 anos!
      Lógico que você pode negociar direto com o vendedor, ou em outro caso, você pode negociar direto com o vendedor. Esta é uma escolha que só você pode fazer, mas deixa eu lhe explicar como as coisas funcionam...
      95% dos proprietários/vendedores maqueiam suas casas para poder enganar os possíveis pretendentes e vende-las, estes mesmos proprietários nunca falaram para um possível comprador as condições do bairro (Ex: vizinhança barulhenta nos finais de semana, criminalidade, entre muitas outras coisas que somente um profissional de imóveis iria saber), entenda que a avaliação do proprietário, na maioria das vezes, não é uma avaliação correta de mercado, ou seja colega, pra conhecer está e muitas outras coisas, como por exemplo economia, engenharia, finanças e por ai vai, você precisa de alguém que realmente seja neutro e entenda do negócio, alguém que tenha uma rede de relacionamentos forte, enfim...
      Para quem vai comprar e vender imóveis, precisa de um profissional que respira o assunto!
      Caro colega Anônimo, gostaria de lhe falar também que para manter este conhecimento não é barato, vou lhe passar algumas informações de valores para você entender melhor...

      Curso de TTI: R$3.000,00
      Cursos diversos anuais: Média de 3.000,00
      Eventos, palestras, outros eventos: R$2.000,00
      Isso é só de preparação e atualização!

      Excluir
    3. Agora quando atendemos um cliente...
      - Temos a gasolina
      - Almoço
      - Tempo
      - Despesas de manutenção com carro
      - Pedágios

      Srº Anônimo, entenda que não fechamos 3 vendas por mês, muitas das vezes, em uma economia em Ascenção, fechamos 3 vendas por ano (que não é o caso hoje aqui no Brasil). Lógico que isso é quando trabalhamos por conta. Quando trabalhamos em uma imobiliária, ganhamos no máximo 45% da comissão.

      A vida de corretor não é fácil, não é para qualquer um, não tem espaço para aventureiros. O ano passado, tive uma venda onde tirei R$5.000,00 para passar o ano, minha sorte foi que eu tenho aplicações que me garantiram.
      Bom caro colega anônimo, você está enganado quanto a nossa profissão, a tecnologia não conseguirá trazer ao cliente muitas das informações que somente nós podemos discernir, a tecnologia não poderá saber o dia a dia de uma rua, ou de um bairro, ou até mesmo da casa (pelo menos não nos próximos séculos).
      Sem contar que tem pessoas que não gostam de tecnologia.... Entenda que existem jovens hoje, que nunca fizeram um perfil no facebook e não tem o mínimo interesse em fazer. Entenda também que tem gente que trabalha 12 horas por dia e não tem tempo de ficar procurando imóveis.
      Caro colega anônimo, caso você precisar comprar uma casa, aconselho você a procurar um profissional da área, ou seja, um corretor; ou caso você tenha tempo, quando for comprar a casa, vá durante uma semana inteira no seu bairro de interesse para conhece-lo bem (um dia na rua de interesse não significa que a rua sempre será daquele jeito), conheça a região, veja quais os ônibus que passam no local, vá até a prefeitura da cidade e veja qual é o IPTU daquele imóvel, veja se tem que pagar alguma outra coisa como segurança, tx de limpeza, entre outras coisas...
      Caro srº anônimo, espero que eu tenha lhe ajudado com as informações, caso não aceite-as, (pois acredito que não vá aceita-las, pois pra quem vem até um blog de uma imobiliária para falar mal da profissão e o ganha pão destas pessoas, não irá aceitar tão facilmente sem antes uma boa briga), desejo a você muita sorte, que você seja iluminado na hora de comprar e vender o imóvel, mas caso aceite o que digo, digo a você que o que escrevi é verdadeiro e de coração; peço também que nunca mais tente menosprezar uma profissão sem antes conhece-la bem. “O conhecimento é o bem mais precioso que nós temos”

      Um grande abraço para você
      Daniel Rodrigues

      Excluir
  36. podem trabalhar no ramo sem ter experiência ???

    ResponderExcluir
  37. Ola....onde tem cursos baratos, rapidos e reconhecidos? P corretor
    Como faz capitacao de imoveis?

    ResponderExcluir
  38. O CRECISP DEVIA PUNIR COM MAIS RIGOR IMOBILIARIAS QUE PRATICAM CRIMES DE ESTELIONATO MUITOS MUITOS ADQUIREM O CRESCI SÓ PARA DAR GOLPE E CRECISP NÃO TEM CONTROLE DE SEUS ASSOCIADOS

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    Você está procurando por uma empresa de credores privada respeitável e credenciada que preste uma oportunidade de vida? Nós fornecemos todos os tipos de empréstimos de forma muito rápida e fácil, empréstimos pessoais, empréstimos de carro, empréstimos para habitação, empréstimos estudantis, empréstimos comerciais, empréstimos para investimentos, consolidação de dívidas e muito mais. Você foi negado por bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou de hipoteca? Não olhe mais longe, pois estamos aqui para fazer de todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Oferecemos empréstimos de 5000 dólares a 50.000.000 de dólares com taxas de juros muito altas de 2%. Contate-nos hoje através do nosso e-mail agora e teremos o prazer de fazer seus problemas financeiros e coisas passadas, sem verificação de crédito, 100% garantida.
    Envie-nos um e-mail: (albakerloafirm@gmail.com).

    ResponderExcluir
  40. Olá! Gostaria de um conselho: Como você sabe qual é o melhor momento para vender um imóvel? Pergunto porque eu tenho um imóvel na vila sônia, e acho que está na hora de vender, mas alguns dizem que se eu esperar mais tempo, ele vai valorizar mais, e eu vou conseguir vender por um preço maior!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, evrryone ...
    Estou aqui para testemunhar sobre a empresa que me ajudou com um empréstimo
    Os empresários de flora são uma organização legal criada para ajudar Pessoas que precisam de ajuda, como ajuda financeira. ela é uma empresa financeira com sede nos EUA.
    Então, se você estiver em dificuldade financeira em dinheiro, e você precisa de dinheiro para começar seu negócio, ou você precisa de uma hipoteca para pagar dívidas ou pagar suas contas, oi solicitante (Floralenders001@gmail.com)
    começar um bom negócio ou ter emprestado dificuldades sobre os bancos locais, entre em contato com Flora hoje por email: (Floralenders001@gmail.com)

    ResponderExcluir