site

As melhores ofertas em imóveis estão aqui:
www.neroconsultoria.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Varanda: os cuidados na sua utilização

O espaço pode não ser tão grande assim, mas cabe muita polêmica dentro de uma varanda. Parte por conta da legislação; parte por conta da segurança.

Há dois tipos de varanda, uma que tem seu peso estruturado em cima de vigas e outra em cima da laje. A primeira é mais resistente, mas somente um engenheiro especializado sabe qual das duas foi construída no apartamento. 

Há algumas dicas, no entanto, que podem auxiliar quem quer curtir a sua sacada sem se expor ao perigo. "Quanto mais próximo da ponta você colocar peso, pior para a estrutura. Uma laje residencial aguenta em média 150 quilos por metro quadrado", diz o engenheiro especializado em estruturas Antero Parahyba.

Para Antero Parahyba, mais do que a discussão jurídica acerca da legalidade ou não do fechamento das varandas dos apartamentos, é fundamental que as pessoas fiquem atentas à segurança. Segundo Parahyba, qualquer interferência na sacada, por mais inofensiva que possa parecer, deve ser acompanhada por um especialista. "A verdade é que ninguém liga para a questão física. As pessoas dizem 'tenho uma jurisprudência que me garante', quando vão fazer uma modificação. Mas não se preocupam com os danos que isso pode causar. Já fui chamado em mais de 190 casos para atuar em estruturas que estavam por cair ou haviam caído por causa do uso inadequado", conta o engenheiro. 


De acordo com Parahyba, não são pouco comuns os absurdos a que as pessoas submetem às varandas: "Colocar uma mesa de jantar, tudo bem. É leve, pesa menos do que uma pessoa e ocupa um espaço enorme. Mas há quem abuse. Acham bonito, e colocam uma caixa de amianto lotada de terra, com uma planta imensa. Isso pode pesar mais de 1.500 quilos, num espaço pequeno. Já vi até coqueiro. Mesmo aquela piscina para crianças pode ter risco. Dependendo da quantidade de água, num espaço pequeno, pode ajudar a abalar a estrutura".


Apesar de não serem muito comuns, acidentes não são propriamente raros. Em junho de 2001, por exemplo, os moradores de um prédio de três andares, localizado na Rua Marechal Alencastro, em Anchieta, Rio de Janeiro/RJ, foram surpreendidos pelo desabamento da varanda do terceiro pavimento, que estava em obras. A estrutura do terceiro andar ruiu em cima da varanda do segundo pavimento e teve de ser interditada. Em junho de 1999, 15 jovens dançavam na varanda de casa no bairro de Charitas, em Niterói, também no Rio de Janeiro, onde era realizada uma festa de faculdade, quando a estrutura desabou, deixando vários feridos.


Nos últimos tempos, um dos maiores motivos de polêmica tem sido o envidraçamento de varandas. Para o engenheiro Antero Parahyba, a prática é danosa. "Em caso de vários envidraçamentos, por exemplo, as varandas de baixo levam a pior, há uma retransmissão de carga. A questão não é o vidro ser leve, mas exatamente transmitir essa carga, o que  pode diminuir a vida útil da sacada. Se o homem carrega um peso além do que pode, ele não vai morrer, mas tem tendência de ter um problema de coluna ou algo do tipo", compara.


Portanto, cuidado com a forma que você utiliza o terraço do seu apartamento e evite dores de cabeça e risco de morte.

35 comentários:

  1. Boa noite! O prédio onde moro é bem antigo, construído em 1943... possui paredes super grossas... dá a impressão pra mim que sou leiga, que é uma excelente estrutura. Possuo uma varanda de aproximadamente 10m² e coloquei uma piscina de 1000 litros... gostaria de saber se há riscos. Obrigada tatianelunardelli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Tatiana.
      1000 litros em 10m2 equivalem a 100kg por m2, o que pode colocar em risco a segurança. Sua e de seus vizinhos. Consulte um engenheiro especializado para que a diversão da sua família não se transforme em transtorno.
      Obrigado por participar do Blog do Nero!
      Pode ajudar na divulgação do blog?
      Obrigado!

      Excluir
  2. Rogerio, minha varanda tem 1,80 por 8. Posso colocar uma piscina de 1000 litros? Deve ser colocada no meio da varanda ou pode ser nas pontas? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissa, boa noite.
      Em tese, você não terá problemas, mas tudo depende de como a varanda foi construída. Para sua segurança e de sua família, consulte um engenheiro civil especializado!
      Obrigado por participar do Blog do Nero!
      Abs

      Excluir
  3. Boa noite, tenho uma varanda que faz parte da estrutura do predio, tem risco colocar uma piscina com diametro de 2,44 e que leva 2500 litros de agua?

    ResponderExcluir
  4. boa tarde minha varanda e pequena de 3,60x1,0, gostaria de saber se posso colocatr minha maquina de lavar nela, a mesma pesa 46kg sem agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tese, você não teria problemas, mas aconselho consultar um especialista (engenheiro civil)

      Excluir
  5. É possível colocar uma piscina inflável de 2000L num terraço com cobertura de zinco com area de 80m² ? Estou prestes a comprar a piscina pois o calor esta forte este ano, quero saber se há riscos para estrutura do prédio. É um prédio com laje bastante espessa, parece ser mais espesso que os padrões atuais por se tratar de uma construção antiga.

    ResponderExcluir
  6. tenho um terraço, com vigas e um muro em baixo aguenta uma piscina de 6 mil litros

    ResponderExcluir
  7. Prezado Nero, revestimento de parede nas sacadas gourmet (por ex. canjiquinhas, ladrilhos...) comprometem na questão peso? O revestimento seria na área onde consta a churrasqueira, uma parede de 2,5 metros por 2,80 de altura aproximadamente, a sacada é de 2,5m por 2,8m.

    Outra questão seria a simples troca do piso que a construtora entrega por outro (porcelanato); entendo que pisos de ceramica e de porcelanato não tem o mesmo peso, mas a diferença seria suficiente para comprometer a estrutura? Lembrando que não será piso sob piso.

    ResponderExcluir
  8. vou construir uma varanda de 2,30 largura por 10m comprimento gostaria de saber se há a possibilidade de fazer sem nenhum pilar??

    ResponderExcluir
  9. Moro numa cobertura, o predio é bom, é seguro colocar uma piscina inflável de até qnts litros? Ja tem uma jacuzzi no canto, porém é bem grande o espaço.

    ResponderExcluir
  10. Comprei uma piscina de 5.000 litros, só depois que fui pensar que poderia ser muito peso para colocar em cima da laje. É no terceiro andar, mas a laje é imensa pois a casa é grande, será que se eu colocar ela distribuído nas vigas assim mesmo eu teria problema?

    ResponderExcluir
  11. Comprei uma piscina de 5.000 litros, só depois que fui pensar que poderia ser muito peso para colocar em cima da laje. É no terceiro andar, mas a laje é imensa pois a casa é grande, será que se eu colocar ela distribuído nas vigas assim mesmo eu teria problema?

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma varanda encima do meu AP lá em cima tem uma churrasqueira e minha cozinha a área livre possui 24m comprei uma piscina inflavel de 3873 litros e 3,05 de diâmetro será q aguenta?

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma varanda encima do meu AP lá em cima tem uma churrasqueira e minha cozinha a área livre possui 24m comprei uma piscina inflavel de 3873 litros e 3,05 de diâmetro será q aguenta?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Rogério Nero, gostaria de saber se poderia me ajudar. Comprei um apartamento que tem uma varanda de 46 m2, porém, a mais de três anos, a tubulação de escoamento de água pluvial está interrompida e a construtora não me atendeu, o que leva toda vez que chove, a esgotar por uma mangueira a água que chega a altura média de 10 à 15 cm de lâmina de água. Tenho algumas rachaduras na parede lateral e simétricas no teto do pavimento inferior. Você saberia me informar quanto de peso daria esta água? E se corro algum risco de desabar o teto, visto que foi projetado pela construtura para 150 kg/m2. Agradeço se puder me informar Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta abaixo está na integra em meu blog, aqui só podemos postar 4096 caracteres.
      Garanta seus direitos.

      Garantia de Imóveis – Direitos e Deveres do Construtor e Comprador

      Este assunto aborda em linguagem simplificada os direitos e deveres de ambos os lados (Comprador e Construtor), salientando que a esfera jurídica evolui ou retrocede deixando o presente texto apto ao contexto de Maio/2016.
      Por mais incrível que pareça, ambos os lados possuem dúvidas e recai sobre o assunto divergências de interpretações que podem tornar o pleito favorável ou não dependendo do poder judiciário fazer cumprir a lei.
      Cada irregularidade tem seu prazo de garantia legal respaldado por lei, portanto, trataremos alguns dos pontos comuns mais abordados, ficando o leito ciente de que um aprofundamento mais detalhado torna-se necessário para casos omissos, salientando que para os mesmos casos haverá divergência de prazos se regidos pelo CC - Código Civil (Relação entre Iguais: empresa/empresa ou pessoa física/pessoa física) ou CDC - Código de Defesa do Consumidor (Relação de Consumo).
      Dimensões diferentes das contratadas
      At.
      Alexandre Lima Tavares
      Engenheiro Civil Perito
      Tel.021-988881662
      CREA2008129799

      Excluir
  15. Tenho uma laje com colunas mede 5 por 10 mt uma casa, ela tem uma coluna no meio e paredes em baixo, quero colocar uma piscina de 2 mil litros é perigoso?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde.
    considerando um prédio de 4 andares, a estrutura do mesmo é bem reforçada no térreo, mais a partir do 2 andar em diante, foram feitas lajes pré moldadas para piso. No 4 andar que era terraço, atualmente será uma casa, o mesmo aguentaria uma caixa d´água de 2000ml? para distribuir para os 4 andares? Piso sobre piso, suportaria também? email: sdb.bermudes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Segue uma resposta que serve para a maioria dos internautas, independente das dimensões e estado visual de leigos (pessoas sem formação/não é pejorativo), todas as estruturas dependem de análise do estado atual da estrutura, pois, podem estar com patologias que diminuem a resistência estrutural, fato que colocaria em risco as vidas na estrutura e abaixo.
    Outro fato importante é ler o manual do usuário fornecido pela construtora, pois, nele deve ou deveria estar descrito a carga máxima para esta laje, colocar peso além do informado gera perda de garantia, além de atentar a estrutura do prédio.
    Muitas varandas caem por somarem carga com jarros de plantas, piscinas, instalação de rede tipo gôndola, fechamentos que apoiam as pontas das lajes projetadas para ficar em balanço, etc...
    A melhor opção é contratar um profissional habilitado que lhe fornecerá um laudo + ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) lhe garantindo não sofrer com danos futuros e futuras cobranças com danos já existentes.
    At.
    Alexandre Lima Tavares
    Engenheiro Civil Perito
    Tel.021-988881662
    CREA2008129799
    http://www.creadigital.com.br/rj/engenheiroperito
    http://lattes.cnpq.br/8903947004599359
    https://br.linkedin.com/in/alexandre-lima-tavares-b2561874

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Sr. Nero.

    Comprei um apartamento diferenciado que possui 2 areas externas (não varandas) de 10X3 (30 mts quadrados) e outra de 7/3 (21mts quadrados) na de 30 mts quero colocar um jacuzzi, até quantos litros posso colocar ? Vi jacuzzis grandes de até 1200 litros.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Estou construindo uma cisterna Larg.2mts Comp.3mts com profundidade. 1,5mts compatível para 9000lts, tenho muita duvida com relação a lage, se deveria ser pré fabricada com blocos o pré fabricada com apenas vigas de concreto, sendo após a colocação da lage será usada como garagem para um carro com mais ou menos 1tonelada. Será que você pode me orientar?

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se numa segunda laje de 60 metros suporta uma piscina de mil litros?

    ResponderExcluir
  21. Oi gostaria de saber se minha sacada aguenta minha maquina de lavar,o peso da maquina é 48kg vazia sem agua,o tamanho da sacada é 70cm/4,20cm,a sacada não tem colunas...

    ResponderExcluir
  22. Como fazer reforço em uma lage residencial de uma casa de 70 m2 para ser utilizada com o varanda.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Você está procurando por uma empresa de credores privada respeitável e credenciada que preste uma oportunidade de vida? Nós fornecemos todos os tipos de empréstimos de forma muito rápida e fácil, empréstimos pessoais, empréstimos de carro, empréstimos para habitação, empréstimos estudantis, empréstimos comerciais, empréstimos para investimentos, consolidação de dívidas e muito mais. Você foi negado por bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou de hipoteca? Não olhe mais longe, pois estamos aqui para fazer de todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Oferecemos empréstimos de 5000 dólares a 50.000.000 de dólares com taxas de juros muito altas de 2%. Contate-nos hoje através do nosso e-mail agora e teremos o prazer de fazer seus problemas financeiros e coisas passadas, sem verificação de crédito, 100% garantida.
    Envie-nos um e-mail: (albakerloafirm@gmail.com).

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, aluguei um apartamento que possuía uma proteção na varanda fornecida pelo dono de uma loja abaixo de meu apartamento, o mesmo dono da loja que também é alugada retirou a proteção sem me avisar e deixou exposta ao ponto das pessoas que passam na rua vê dentro da minha casa, sem contar que tenho que ficar com a porta fechada o tempo todo, pois tenho dois meninos um de 3 e outro de 2 anos, o que devo fazer juridicamente, cabe processo por danos morais?

    ResponderExcluir
  25. Moro num prédio de 4 andares, um andar por morador tipo sobrado, posso colocar munha piscina de 5 .600 litros no minha área, é a última , o térreo com 5 metros dr comprimento.

    ResponderExcluir
  26. Meu terraço possui cerca de 60 M2, temos um piscina de mais ou menos 12 mil litros, churrasqueira, balcão em L com pedra granito e alguns casos grandes. Confesso que estou um pouco preocupada com o peso.

    ResponderExcluir
  27. Minha varanda tem 12 metros quadrados quero colocar uma mesa (1,50 m) , dois bancos e um aparador de madeira maciça de cumaru, que possui um peso considerado. Gostaria de saber se é muito peso para a estrutura.

    ResponderExcluir