CORRETOR - Deriva-se do verbo correr. Significa a pessoa que anda, que procura ou agencia negócios de outra.
· CORRETAGEM : É a função do corretor ou o ofício da pessoa que se interpõe entre duas ou mais pessoas para que se aproximem e realizem uma operação ou negócio, recebendo como intermediário o agente uma certa retribuição ou porcentagem.
· (O CORRETOR, antigamente era conhecido como PROXENETA) - hoje isto não ocorre mais, pois o vocábulo proxeneta carrega um sentido pejorativo.
· No Brasil, a figura do Corretor, genericamente falando, é antiga, tanto é verdade que o Código Comercial Brasileiro, Lei n.º 556, de 25 de Junho de 1850 traz, no título referente aos agentes auxiliares do comércio, estipulações referentes aos Corretores.
· O símbolo dos Corretores
· Pássaro-símbolo dos Corretores de Imóveis, o Colibri é o que, na luta pela sobrevivência, mais se assemelha à luta do Corretor de Imóveis
· E a profissão de Corretor de Imóveis é muito antiga?
· Poderíamos responder que não é recente.
· Iniciou com as primeiras transações imobiliárias.
· Visava, inicialmente, socorrer pessoas com maior dificuldade para tratar de assuntos ligados a imóveis.Por exemplo: - Aluguel - viúvas- moribundos - Compra e Venda - além dos casos acima, pessoas com pouco conhecimento da matéria (herdeiros, moradores do interior)
· A Regulamentação da profissão no Brasil
· No Brasil a profissão de Corretor de Imóveis só pode ser exercida por pessoas devidamente inscritas no conselho regional de corretores de imóveis.
· Para se inscrever neste conselho o pretendente deve ter uma capacitação mínima que decorre de dispositivos legais.
· A primeira regulamentação profissional, data de 27 de agosto de 1962, o que demonstra ser, no Brasil, uma profissão relativamente nova.
· Esta regulamentação inicial veio pela Lei nº 4.116 de 27/08/62, que, embora tímida, trouxe os primeiros parâmetros de desempenho para a categoria.
· Podemos dizer que é a Bíblia dos Corretores de Imóveis. É onde encontramos todos os fundamentos que baseiam as atividades do Corretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário