Segundo a Folha de S. Paulo, em Guarulhos, Campinas, Riberão Preto e Osasco o reajuste foi bem acima da inflação
SÃO PAULO - As prefeituras de Guarulhos, Campinas, Riberão Preto e Osasco reajustaram o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) acima da inflação. Segundo reportagem da “Folha de S. Paulo” desta sexta-feira (18), em algumas cidades, o valor chega a 500%.
De acordo com a publicação, este é o caso de alguns imóveis de Guarulhos. Isso porque a prefeitura mexeu no valor venal dos impostos. No ano passado, foi aprovada uma lei que alterou a planta genérica de valores, que serve para calcular o valor do metro quadrado em cada área da cidade. Na cidade, a maioria do reajuste foi de 20%.
Em Campinas, há casos que o aumento passa dos 100%. A explicação da prefeitura é que os valores de imóveis de 15 bairros estavam defasados. Já em Ribeirão Preto, a alta seria de 300%, mas após a repercussão negativa, o percentual foi reduzido para 150%. No final, a Câmara aprovou um teto de reajuste de 130%.
Em Osasco, acrescenta o jornal, a prefeitura fazia um desconto de 30% no valor venal de todos os imóveis para o cálculo do IPTU, mas uma lei aprovada em 2012 diminuiu esse benefício, que passou para 10%.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário