Um levantamento realizado pela Lello Condomínios concluiu que as despesas anuais dos condomínios na cidade de São Paulo estão 60% maiores, quando comparadas ao gasto dez anos atrás.
A pesquisa foi realizada a partir da amostragem de edifícios residenciais administrados pela imobiliária (ao todo são 1.600 unidades). A média de gastos anuais para cada empreendimento analisado é de R$ 468 mil reais.
A empresa estima que, quando aplicada a média no universo de 20 mil condomínios existentes hoje na cidade de São Paulo, as despesas totais no setor sejam de R$ 7,8 bilhões.
Para Márcia Romão, gerente de relacionamento Lello Condomínios, os dados representam um aumento no custo de infraestrutura --80% da verba arrecadada pelos condomínios é destinada ao pagamento de despesas com funcionários, encargos e manutenções.
"Com o boom do mercado imobiliário a mão de obra está mais cara e escassa. Hoje, um profissional qualificado, como porteiro ou zelador, possui um remuneração melhor. Além disso, o gasto com equipamentos de segurança aumentou consideravelmente com passar dos anos", explica.
Fonte: Folha.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário