site

As melhores ofertas em imóveis estão aqui:
www.neroconsultoria.com.br

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

7 dicas para pagar o IPVA e IPTU



7 dicas para pagar o IPVA e IPTU

cofrinho
São Paulo - As contas que aparecem no início do ano podem desequilibrar o orçamento por vários meses se o contribuinte não analisar muito bem quais são suas opções para acertar compromissos como IPVA e IPTU. Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, do instituto DSOP Educação Financeira, o primeiro passo é identificar qual é seu perfil financeiro, que pode ser de investidor, endividado ou equilibrado financeiramente.

Se a pessoa estiver na condição de investidor, ou seja, tem o hábito de manter uma reserva de parte da renda para esses gastos, o ideal é pagar à vista e obter os descontos. Se a condição for de equilibrado ou endividado, é preciso definir prioridade para as contas escolher as melhores formas para pagá-las.

Confira sete dicas práticas para pagar IPVA e IPTU elaboradas por Domingos.

1. Prefira pagar à vista
Tendo dinheiro em caixa, essa é a melhor opção, pois os descontos obtidos podem ser superiores a boa parte das aplicações financeiras.

2. Avalie a importância de cada contaSe não for possível acertar todas as contas de uma só vez, priorize as cobranças de acordo com sua rotina. Uma família que tem o carro como fonte de renda, por exemplo, deve dar prioridade para o pagamento do IPVA. Se não houver prioridade definida, escolha pagar à vista a conta que tem o maior desconto e parcele apenas o restante.

3. Não se esqueça dos gastos dos próximos mesesMesmo tendo o dinheiro da conta em caixa, não se esqueça que outros gastos fixos virão nos dias seguintes. Antes de pagar as contas à vista, certifique-se de que sobrará caixa suficiente para compromissos futuros, evitando assim o cheque especial ou financiamentos com juros altos.
4. Planeje bem as parcelasSe a melhor forma de pagar as dívidas for mesmo o parcelamento, tenha certeza de que os valores mensais caberão no orçamento.

5. Avalie as causas e evite novos financiamentosSe ao avaliar sua situação financeira você concluir que não há possibilidade de pagar à vista, analise o porquê disso para tentar ajustar o orçamento para os próximos anos.

6. Mantenha distância do cheque especialNo caso de compromissos eventuais como o IPVA e o IPTU, o ideal é escolher outras modalidades de pagamento e evitar cair no cheque especial.

7. Prefira o consignadoOs empréstimos devem ser evitados o máximo possível na hora de pagar contas. Mas se não houver escapatória, busque alternativas no crédito consignado, que tem os menores juros do mercado.

Fonte: Exame.com